Páginas

24 abril 2010

OIT DEFENDE MENOS HORAS DE TRABALHO NO MUNDO

OIT defende menos horas de trabalho no mundo


Fonte: Jornal do Commercio

É no lastro de mudanças avaliadas como bem sucedidas pelo mundo com relação a redução da jornada oficial do trabalho que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) vem defendo a mesma aplicação no Brasil. Segundo livro Duração da Jornada em todo o Mundo, traduzido e lançado pela OIT, 614 milhões de trabalhadores têm como carga mais de 48 horas semanais, o que equivale a 22% da força de trabalho. Mas existe uma tendência nas economias de que isso seja gradativamente reduzido a patamares de 40 horas.

Janine Berg, especialista em Emprego do Escritório da OIT no Brasil admite que em uma economia competitiva e cada vez mais aberta há uma pressão para jornadas mais longas, mas que isso não pode ser usado como balizador para todas as categorias. “A própria OIT surgiu em sua base para conciliar as pressões do mercado com o bem-estar do trabalhador. Há 70 anos defende a jornada de 40 horas”,comenta a estudiosa.

FRANÇA
Entre os exemplos lembrados quando o assunto é alteração da carga está a França. Há cerca de oito anos, o país europeu reduziu a carga média para 35 horas, com a inclusão do banco de horas. “Lá a contabilidade do banco é anual”, diz Janine. O fato é que havia na época a promessa de geração de 700 mil postos e foram gerados em torno de 350 mil. “Mas houve um considerável ganho de produtividade”, ressalta ela, alegando de fato inicialmente há um custo para o empresariado aplicar a mudança, tendo em vista que a melhora nos níveis de produção de cada integrante da empresa vem com o tempo.


FONTE:SINDSEP-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário