Páginas

26 agosto 2010

COLUNA DO APOSENTADO-FAAPPA - EMYDIO REBELO FILHO-PRESIDENTE

COLUNA DO APOSENTADO – FAAPPA - Emydio Rebelo Filho -Presidente
Censo O IBGE está promovendo o Censo 2010. É uma oportunidade ímpar que temos para prestar as informações necessárias sobre as áreas social, econômica, educação, transporte, saúde, habitação, etc. Somente com esses dados poderemos saber do que precisamos na implementação de medidas imprescindíveis ao desenvolvimento do País. Deveremos, por obrigação, receber os recenseadores facilitando o trabalho que muito contribuirá no conhecimento da realidade brasileira. Atenda-os com prioridade.
Aprovação O Projeto de Lei Nº 4434/2008, que está na Câmara dos Deputados para ser colocado em pauta de discussão e aprovação, resgata as perdas acumuladas de milhões de cidadãos brasileiros, prejudicados com a política de reajuste dos proventos dos aposentados e pensionistas, principalmente os que percebem acima do salário mínimo. Os senhores parlamentares não podem deixar de apreciá-lo antes das eleições de outubro, com aprovação unânime, como aconteceu no Senado Federal. Será um reconhecimento de Justiça. Chega de desigualdade!
Iniciativa Iniciativa que deveria ser seguida em todas as Regiões. A Federação dos Aposentados do Rio Grande do Sul recebeu convite do Tribunal Regional Federal da 4ª Região para participar de Fórum Interinstitucional Previdenciário. O objetivo principal do evento é promover a democratização do diálogo entre o Poder Judiciário Federal e os demais órgãos envolvidos nos processos judiciais da matéria previdenciária e no aperfeiçoamento de práticas e procedimentos nas demandas. Convite irrecusável.
Fatalidade A Câmara dos Deputados tem a oportunidade única de corrigir a diferenciação que ocorre com o reajuste das aposentadorias e pensões na Previdência. Não havendo a aprovação do PL que regulariza com percentual de aumento igual aos segurados do INSS, brevemente, mantendo-se essa política discriminatória, todos os beneficiários passarão a receber salário mínimo. Criar-se-á um novo Sistema: Regime Geral de Previdência Social do Salário Mínimo. Acreditamos que os Deputados não permitirão tal fatalidade.
Injustiça A Petrobrás apresentou, recentemente, a pauta de propostas para o Acordo Coletivo de Trabalho 2010/2011. Aposentados e pensionistas nem citados foram no documento. Os atuais dirigentes da Empresa, hoje, destacada como a quarta do mundo no ramo petrolífero, esqueceram que os ex-empregados tem participação efetiva em todo o seu processo de desenvolvimento, contribuindo, decisivamente, com o pioneirismo em trabalhos nas regiões inóspitas e de difícil acesso como a selva amazônica. Repare-se a injustiça!
Emoção Precisavam os dirigentes da Petrobrás sentirem a emoção de dois ex-empregados, Técnicos de Perfuração José Norberto Silva de Macedo e Manoel Messias Novais, ao instalarem uma sonda miniatura na sede da Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros – AMBEP, para não mais marginalizarem aqueles que, com denodo, amor, eficiência e, principalmente competência, contribuíram na construção do inquestionável parque petrolífero brasileiro. Confirma-se com esse ato de emoção que os ex-empregados continuam vestindo a camisa da Petrobrás.
Abaixo-assinado Continuamos recolhendo assinaturas no abaixo-assinado dirigido aos Deputados Federais, reivindicando aprovação do PL nº 4434/2008, que dispõe sobre a correção, atualização e regularização das aposentadorias e pensões pagas pela Previdência. Não deixe de assinar o documento reivindicatório. A sua participação é de importância vital e fortalecerá o movimento para que consigamos reverter a atual situação de desnivelamento que se processa nos reajustes de proventos. Temos urgência na remessa para a Câmara Federal.
Cartilha Trabalho de excelência a Cartilha sobre Qualidade de Vida e Saúde na Terceira Idade, elaborada pela Unimed/Belém e Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso. O lançamento ocorreu no dia 17, terça-feira passada. Tem uma abordagem ampla com todas as informações que a pessoa idosa possa ter relacionada às doenças, atividades físicas e prevenção para adquirir uma vida saudável. Louvamos a iniciativa por ter a preocupação de fornecer informações instrutivas e de relevância às pessoas idosas.
Recursos Ouvimos os candidatos a Presidente da República com a devida atenção nos debates até agora mostrados à população. Todos fazem referência à melhoria no atendimento à saúde. Entretanto, nos pareceu desconhecerem o montante dos recursos financeiros existentes na conta Seguridade Social, disponibilizados para saúde, assistência e previdência social. Ainda é tempo de tomarem uma posição e, inclusive, informar que não permitirão a utilização desses saldos bilionários na transferência para pagamento de outras despesas do Governo.
Previdência “O futuro da Previdência Social pública no nosso país é sombrio. Se nada for feito, acaba. Os planos de “previdência” atuam com grande eficiência e competência. Cobram caro, exigem contribuições altíssimas e não oferecem qualquer segurança. Não são fiscalizados por ninguém e como sonho de consumo da globalização são regulados pelo mercado. Como no Chile, podem virar pó”. Este é o final do artigo do presidente da Anasps, Sr. Paulo Cezar de Souza, sobre planos de previdência. É um alerta a ser atentamente observado.
Esperança “Quem semeia esperança no caminho das pessoas colhe amor e paz nos caminhos da vida”. (Atílio Hartmann – Sacerdote Jesuíta)


FONTE:MOSAP(movimento dos servidores aposentados e pensionistas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário